7 de agosto de 2017

Irmãs Brontë - Biografia

CHARLOTTE BRONTË: nasceu em 21 de abril de 1816, em  Thorton, Yorkshire, Inglaterra e morreu em 31 de março de 1855, em Haworth,Yorkshire, Inglaterra. Charlotte Brontë continua famosa por Jane Eyre, romance que combina o imaginário gótico e o romantismo arrebatador com o comentário social cuidadosamente forjado. Serviu de introdução para um novo papel feminino: a mulher independente, inteligente, que foge das convenções e supera as adversidades. Jane Eyre e Shirley foram publicados pelo pseudônimo de "Currer Bell", pois Charlotte Brontë achava que um nome masculino daria às obras mais chances de serem levadas a sério. Depois Charlotte revelou sua verdadeira identidade. Embora tenha publicado diversas outras obras, nenhuma se equiparou ao grande sucesso de Jane Eyre. A vida de Charlotte Brontë tragicamente cedo, em 1855, quando estava grávida de seu primeiro filho, depois das mortes das irmãs Emily e Anne.

EMILY JANE BRONTË: nasceu em 30 de julho de 1818, em Thorton, Yorkshire, Inglaterra e morreu em 19 de dezembro de 1848, em Haworth,Yorkshire, Inglaterra. Em 1978, tema musical do filme Wuthering Heights (O morro dos ventos uivantes) chegou ao topo das paradas musicais, no disco de estreia da cantora Kate Bush, que deu voz à heroína de Emily Brontë, Catherine Earnshaw. Bush tornou-se a primeira mulher a encabeçar as paradas com uma música de sua própria autoria, um tributo apropriado a Brontë, cuja adorada história de uma heroína temperamental apareceu pela primeira vez sob o pseudônimo masculino de "Ellis Bell". Foi Charlotte, a irmã mais velha, quem determinou que ela, Emily e Anne, a do meio (as três filhas de um religioso de Yorkshire que chegaram à idade adulta), deveriam assumir nomes masculinos para enfrentar o sexismo vitoriano, ao decidir pela publicação de uma antologia de poesias das três. Além de O morro dos ventos uivantes, os poemas reunidos no livro Poems by Currer, Ellis, ad Acton Bell são as únicas obras de Emily Brontë publicadas. Os versos de Emily Brontë demonstram uma mente inquieta e indagadora as explorar as sombrias fronteiras do relacionamento humano com a natureza e a divindade. Porém, ela costuma ser encarada essencialmente como uma romancista da escola romântica. Não deixa de ser uma anomalia. A severa investigação de Brontë em torno da opressão de classe de gênero, contada sob a forma de uma história de fantasmas gótica, sugere que não é possível viver feliz para sempre. Talvez o mais notável personagem do romance não seja nenhum dos protagonistas, mas o próprio morro cujo clima tempestuoso está no título. As chances eram o mundo de Emily Brontë na imaginação e na literatura, influenciando não apenas o cenário, mas todo o drama da natureza. Da residência paroquial isolada, em Haworth, ela criou um romance que assumiu a condição de mito moderno, talvez um prêmio de consolação pela obra que deixou de ser feita em razão de sua morte precoce, aos 30 anos anos.

ANNE BRONTË: nasceu em 17 de janeiro de 1820, em Thorton, Yorkshire, Inglaterra e morreu em 28 de maio de 1849, em Scarborough, Inglaterra.Anne era a caçula de seis irmãos, filhos de Patrick Branwell Brontë e Maria Branwell Brontë. Seus irmãos eram Emily, Charlotte, Maria, Elizabeth e Branwell. Sua mãe morreu quando tinha apenas um ano de idade. Elizabeth Branwell, irmã de de Maria, ajudou a cuidar das crianças após a morte da irmã, e por cuidar de Anne desde muito nova e ser como sua mãe, as duas ficaram muito próximas e isso influenciou seu comportamento, personalidade e crença religiosa. Emily e Anne costumavam brincar juntas. Elas criaram seu próprio mundo, Gondal, em resposta ao Angria, o mundo criado por Branwell e Charlotte. Anne e Emily ficaram mais próximas ainda, principalmente quando Charlotte foi estudar em Roe Head School . Anne estudava música e desenho em casa. Depois ela foi estudar em Roe Head School também. Por Emily ter ficado doente, Anne foi para casa mas retornou a Roe Head no lugar da irmã. Com quinze anos, era a primeira vez que ficava longe de casa sozinha. Seus primeiros poemas mostram a profunda ligação com seu lar. Apesar de parecer ter saudade, ela se manteve na escola, trabalhando com afinco e determinada a ficar e ter a educação que a permitisse se sustentar sozinha. Anne e Charlotte não pareciam ser próximas enquanto estavam em Roe Head , mas Charlotte mostrava preocupação com a saúde da irmã mais nova. Quando Anne ficou seriamente doente, Charlotte a levou para casa e depois retornou para Roe Head enquanto a irmã se manteve em casa, se recuperando. Anne, por causa de sua educação, conseguiu trabalhar como governanta na casa do Reverendo Edmund Robinson, em Thorp Green. Aparentemente ela não gostava muito de lá pois vivia com saudade de casa. Em 1842 sua tia e William Weightman faleceram. Algumas pessoas especulam se ela se apaixonou por ele devido ao fato de ele ser o objeto de afeto dela em diversos de seus poemas. Anne voltou para casa a tempo de ir ao funeral dos dois. Em 1845 pediu demissão da casa do reverendo. Apesar de tudo, Anne estava feliz por voltar a escrever. Charlotte estava editando os manuscritos do Poems by Currer, Ellis and Acotn Bell que foi publicado em 1846, e um ano depois Agner Grey foi publicado, também sob o pseudônimo de Acton Bell. Sua segunda novela, The Tenant of Wildfell Hall foi lançada logo depois, mas as mortes do irmão Brawell e da irmã Emily acabaram obscurecendo a sua esperança de ser uma escritora respeitada. Logo após as mortes dos irmãos, Anne pegou tuberculoses, morrendo logo depois com 28 anos, em 28 de maio de 1849.

Fontes: 501 Grandes Escritores e Blog Posfácio

2 comentários:

  1. Adorei saber mais sobre as Brontë ! ***** Procedi a inserção do link do seu blog em PASSARELA CULTURAL. Confira em INTERCÂMBIO VIRTUAL, um dos quadros do lado direito do meu blog. Doravante, os meus leitores poderão visitar o PO0NTOCRUZPONTOCOM – MISSES E LITERATURA sem sair da minha página. ***** Um abraço e dias abençoados.
    Daslan Melo Lima

    ResponderExcluir
  2. Amigo Daslan, agradeço a inserção do meu blog junto ao seu, agora estamos mais conectados ainda.
    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...