12 de novembro de 2018

Anne de Green Gables - Lucy Maud Montgomery

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Hoje vou fazer a resenha de um livro que amei ter lido e recomendo muitíssimo a todos. Há tempos um livro não me prendia tanto como esse, de dar gosto de ler e não querer parar mais. Estou falando do livro Anne de Green Gables. Lindo, maravilhoso e outros adjetivos mais. O primeiro contato que tive com esse livro foi através de outro livro: Conversando com Mrs. Dalloway, de Celia Blue Johnson. Esse livro fala sobre a inspiração por trás dos grandes livros de todos os tempos, e Anne Green Gables estava contido nele. E mais do que rápido, fui procurar saber sobre essa história e logo meu apaixonei pela personagem. Ao todo são sete volumes da série, e eu já garanti os quatro primeiros volumes: Anne de Green Gables, Anne de Avonlea, Anne da Ilha e Anne de Windy Poplars. Os livros serviram de base para várias adaptações cinematográficas e televisivas, como a que foi apresentada pela Netflix, Anne With "E". Não assisti para não tirar o encanto do livro, que é muito mais completo e rico em detalhes. Agora, sem mais delongas, vamos à resenha.
 

Título: Anne de Green Gables

Autor do livro: Lucy Maud Montgomery

Editora: Martins Fontes

Nº de páginas: 480

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A menina ruiva, sentada debaixo de uma árvore lendo seu livro.

O livro é sobre...
Uma menina órfã que foi adotada por engano por um casal de irmãos.

Eu escolhi esse livro porque...
Fazia tempo que queria ler e como desafio pessoal.

A leitura foi...
Apaixonante do começo ao fim.
 Série da Neftlix, baseada no livro de Lucy Maud Montgomery


O trecho do livro que merece destaque:
“Em Avonlea e fora dela, não faltavam pessoas que, para bisbilhotar os vizinhos, deixavam de cuidar da própria vida; mas a Sra. Rachel Lynde era uma daquelas criaturas eficientes que conseguiam cuidar dos próprios assuntos e, de lambuja, meter-se também nos dos outros. Era uma dona de casa notável: fazia sempre seu trabalho, e o fazia bem; ‘organizava’ o Clube de Costura e ajudava a dirigir a escola dominical, além de ser o principal sustentáculo da Sociedade Beneficente da Igreja e da Assistência às Missões Estrangeiras. E, mesmo com tudo isso, a Sra. Rachel ainda arranjava tempo para passar horas sentada à janela de sua cozinha, tricotando colchas de ‘chenile’ – já fizera dezesseis delas, como as donas de casa de Avonlea, admiradas, costumavam contar – e vigiando atentamente a estrada principal que cruzava a valeira e que depois subia e contornava a colina íngreme e3 vermelha um pouco mais adiante. Como Avonlea ficava numa pequena península triangular que invadia o golfo de São Lourenço, e via-se cercada por água dos dois lados, quem saísse ou entrasse era obrigado a passar pela estrada da colina e enfrentar o crivo invisível do olhar onividente da Sra. Rachel.” – pág. 18.
“- Você é tão-somente Anne de Green Gables – ela disse, com seriedade -, e é você quem vejo, exatamente como agora, toda vez que tento me imaginar como lady Cordelia. Mas é milhão de vezes melhor ser Anne de Green Gables do que Anne de lugar nenhum, não é mesmo?” – pág. 101.
A nota que eu dou para o livro:
"Em seu quarto, Montgomery tinha pendurado o retrato de uma modelo recortado numa revista. A adolescente projetava o olhar para fora da fotografia, mirando à distância com a cabeça reclinada, o que ressaltava o nariz anguloso e os lábios pequenos e delicados. Dois grandes crisântemos pendiam de uma fita que repousava em sua testa, dando-lhe a aparência de uma fada vinda de longe. A escritora canadense com frequência contemplava a imagem, tentando imaginar se a modelo acaso se daria conta de que havia desempenhado um papel importante na criação de Anne. Montgomery encontrara a fotografia num exemplar da revista Metropolitan. A jovem era a beldade ruiva Evelyn Nesbit, modelo famosa na virada do século, que se tornou a encarnação de Anne de Green Gables." Livro Conversando com Mrs. Dalloway, de Celia Blue Johson, pág. 209, sobre como Lucy Maud Montgomery encontrou inspiração para escrever seu famoso livro Anne de Green Gables.



Nota:
5 – Amei

Sobre a autora: Lucy Maud Montgomery, mais conhecida como L. M. Montgomery, nasceu em 1874, foi uma escritora canadense, autora de uma série de romances que teve início como Anne de Green Gables, em 1908. A personagem principal Anne Shirley, uma garota órfã, tornou a autora famosa na época, dando-lhe, inclusive, destaque internacional. O primeiro romance foi seguido por uma sequência de sete livros em que a personagem Anne é protagonista. As obras serviram de base para inúmeras adaptações cinematográficas e televisivas, como a atual série da Netflix, Anne With “E”. Lucy Maud Montgomery faleceu em 1942.

Este livro é para os desafios:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...