25 de fevereiro de 2019

Top 10 - Livros que Foram Adaptados Para o Cinema e Levaram o Oscar

Olá meus queridos amigos e amigas, ontem foi a noite da premiação do Oscar. Muita gente bonita e tudo mais. Confesso que não tenho muita paciência em assistir e o que vi foi através dos jornais. Prefiro ler um bom livro, e pensando nisso, listo agora 10 livros que foram adaptados para o cinema e levaram o Oscar em várias categorias. Dos dez livros adaptados assisti seis, alguns nem sabia da existência do livro: E o Vento Levou, A Lista de Schindler, Dança com Lobos, O Paciente Inglês, O Pianista e O Mágico de Oz.

1 - ...E o Vento Levou, Magaret Mitchell. Livro publicado pela primeira vez em 30 de junho de 1936. Recebeu 13 indicações ao Oscar de 1940, vencendo em oito categorias, entre elas: Melhor Filme, Melhor Atriz (Vivien Leigh) e Melhor Atriz Coadjuvante (Hattie McDaniel).

2 - O Poderoso Chefão, Mario Puzo. Livro lançado em 1969, tornou-se filme em 1972, concorrendo a nove indicações ao Oscar de 1973. Levou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator (Marlon Brando) e Melhor Roteiro Adaptado.

3 - A Lista de Schindler, Thomas Keneally. Livro lançado em 1982. O filme norte americano foi nomeado para doze categorias do Oscar de 1994, conquistando sete prêmios.

4 - Dança com Lobos, Michael Blake. O filme tem direção de Kevin Costner, que também foi o protagonista. Indicado para doze categorias no Oscar de 1991, vencendo sete prêmios.

5 - O Paciente Inglês, Michael Ondaatje. Dirigido por Anthony Minghella, foi vencedor de nove prêmios no Oscar de 1997.

6 - O Pianista, Wladyslaw Szpilman. Dirigido por Roman Polanski, conta a autobiografia do músico polonês. Foi indicado para sete categorias do Oscar 2003, vencendo três: Melhor Diretor, Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado.

7 - A Volta ao Mundo em 80 Dias, Julio Verne. O livro teve sua primeira edição em 1873, sendo adaptado para o cinema em 1956, tendo David Niven como protagonista. O longa ganhou em cinco categorias na premiação do Oscar de 1957: Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora.

8 - 12 Anos de Escravidão, Solomon Nothup. Publicado pela primeira vez em 1855, narra a história de Solomon, um negro livre que foi sequestrado e ilegalmente vendido como escravo em 1853. O filme foi indicado para nove categorias no Oscar de 2013, vencendo três: Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Lupita Nyong'o) e Melhor Roteiro Adaptado.

9 - Doutor Jivago, Boris Pasternak. Livro lançado em 1957, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1958 (recusado). A adaptação de Doutor Jivago para o cinema aconteceu em 1965, concorrendo ao Oscar em 1966, em dez categorias, das quais venceu cinco: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte - a cores, Melhor Fotografia - a cores, Melhor Figurino - a cores e Melhor Trilha Sonora.

10 - O Mágico de Oz, L. Frank Baum. Adaptado para o cinema em 1939, teve seis indicações ao Oscar de 1940, vencendo duas: Melhor Canção Original e Melhor Trilha Sonora.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...