15 de maio de 2019

O Antigo Concurso Miss Escandinávia

O Miss Escandinávia foi um importante concurso dedicado exclusivamente às primeiras colocadas nos certames dos países que fazem parte da região (Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia). Sob o nome de Miss Norden, a sua primeira edição aconteceria em 1961 em Reykjavik, com a participação de apenas uma representante por país. A partir do ano seguinte, com a aquisição dos direitos de retransmissão por parte de uma emissora finlandesa, o concurso seria sediado em  Helsinque, e mudaria seu nome para Miss Escandinávia. A partir de então, cada país participaria do evento com duas candidatas, e certo do sucesso obtido pelas escandinavas nos concursos internacionais, principalmente suecas e finlandesas, a competição logo se tornaria extremamente popular. Todavia, com o passar dos anos, os concursos nacionais entraram em decadência, e em 2005 o Miss Escandinávia teve sua última edição. Numa derradeira tentativa de salvar o concurso, em 2007 este se associou ao Miss Baltic Sea, esperando que a inclusão dos outros seis países banhados pelo Mar Báltico (Estônia, Alemanha, Letônia, Lituânia, Polônia e Rússia), pudesse atrair novos patrocinadores. Infelizmente o empreendimento não obteve sucesso, e após uma segunda edição ambos os concursos foram definitivamente cancelados. Além da sua importância regional, o Miss Escandinávia era quase sempre a última oportunidade para as belezas locais de concluírem as suas trajetórias nos concursos vencendo um título prestigioso. Entre as vencedoras do Miss Escandinávia, cinco misses tinham anteriormente sido Top 5 no Miss Universo: Satu Östrig, Harriet Eriksson, Eva-Lena Lundgren, Louise Drevenstam e Lola Odusoga.
Satu Östrig, Miss Escandinávia 1967: tinha representado a Finlândia no Miss Universo 1966, perdendo a coroa para outra escandinava, a sueca Margareta Arvidsson. Em 1969 concorreu ao Miss Beleza Internacional, mas novamente ficou com a 2ª colocação, desta vez atrás da britânica Valerie Holmes.
Harrite Eriksson, Miss Escandinávia 1970: dando sequência ao grande sucesso das candidatas finlandesas, Harriet era considerada uma das favoritas ao título de Miss Universo 1969, mas acabou em 2º lugar, no concurso vencido pela filipina Gloria Diaz.
Eva-Lena Lundgren, Miss Escandinávia 1982: representando a Suécia, Eva tinha alcançado o 3º lugar no Miss Universo 1981, vencido pela Miss Venezuela Irene Saez.
Louise Drevenstam, Miss Escandinávia 1990: Louise ficou em 2º lugar no Miss Universo 1989, mas poderia ter vencido o quarto título para a Suécia, se não tivesse tido que enfrentar a belíssima Angela Visser.
Lola Odusoga, Miss Escandinávia 1997: No Miss Universo 1996, Lola ficaria em 3º lugar, perdendo a coroa para a Miss Venezuela Alícia Machado. Filha de mãe finlandesa e pai nigeriano, Lola se tornaria a única Miss Escandinávia negra.
Outros casos:
Kaarina Leskinen, Miss Escandinávia 1963: foi a única vencedora do título a ter obtido anteriormente um bom resultado no Miss Mundo, sendo vice da holandesa Catherina Lodders na edição de 1962.
Aino Korva, Miss Dinamarca 1963: apesar de ser a favorita ao título de Miss Universo 1963, Aino perdeu a coroa por pouco para a nossa Ieda Maria Vargas. Visto o sucesso obtido em Miami Beach, a sua vitória no Miss Mundo 1963 parecia garantida, mas para surpresa geral a coroa acabou indo para a jamaicana Carol Joan Crawford, com Aino amargando um modesto 4º lugar. No ano seguinte, como última tentativa Aino concorreu ao Miss Escandinávia, mas novamente parou a um passo do título, ficando atrás desta vez da sueca Birgitta Alverljung, que poucos meses antes curiosamente não tinha conseguido ir além das semifinais no Miss Beleza Internacional.
Virpi Miettinen, Miss Finlândia 1965: considerada a grande favorita para a coroa de Miss Universo 1965, Virpi acabou como vice da tailandesa Apasra Hongsakula. No ano seguinte muitos davam a sua vitória como certa no Miss Escandinávia, mas a coroa acabou indo para a norueguesa Elsa Brun, com Virpi ficando surpreendentemente em 3º lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...