A primeira vez que tive acesso a esse livro foi na Biblioteca Pública de Curitiba, mas infelizmente não pude emprestá-lo porque só tinha um exemplar. Fiquei muito decepcionada, mas já pensava em procurar uma liveraria para comprar. Aí, quando surgiu o desafio com essa proposta não perdi tempo: fui à caça do livro e achei. Agora eu também tenho o MEU exemplar de Vera Lúcia, verdade e luz. Sem mais delongas vamos ao que interessa...
JOSÉ, ELIAS. Vera Lúcia, verdade e luz. São Paulo: Saraiva, 1997. 63 p.
Vera Lúcia é uma adolescente como tantas outras da sua idade que gosta muito de cantar, dançar e representar. Mora com os pais Daniel, professor de Literatura e Stela, professora de Artes que lecionam no mesmo colégio onde a filha estuda. Moram no interior de São Paulo e assim como a maioria dos pais de adolescentes, se preocupam com a segurança de Verinha (como a chamam).
Vera tem um namorado, Rô, meio imaturo ainda. Por isso Vera acabou se encantando quando viu Carlão pela primeira vez. Este, um rapaz misterioso, que a adolescente não entende por qual motivo Carlão não fala mais a fundo sobre sua vida pessoal.
Nessas idas e vindas, o livro trata de muitas coisas importantes que todos os pais devem conversar com os filhos, como por exemplo, a questão do envolvimento de adolescentes com as drogas.
O estilo de escrita de Elias José é marcado pelo realismo mágico, justapondo fantasias oníricas ao absurdo do cotidiano.
Elias José era professor aposentado de Literatura Brasileira e de Teoria da Literatura, vice-diretor, diretor e coordenador do Departamento de Letras na Faculdade de Filosofia de Guaxupé, (FAFIG), e teve muitos de seus contos e poemas traduzidos e publicados em vários países como México, Argentina, Estados Unidos, Itália, Polônia, Nicarágua e Canadá, através de revistas literárias e antologias de autores brasileiros.
Durante sua vida, também ministrou cursos, oficinas e palestras, participando de vários congressos de educação, lingüística e literatura.
Faleceu no dia 02 de agosto de 2008 em Santos, São Paulo aos 71 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário