19 de setembro de 2021

Projeto Lendo Brasil - Canto dos Malditos - Austregésilo Carrano Bueno

 





Olá queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Dando início ao Projeto Lendo Brasil, do blog da Camila Navarro, Viaggiando. Começando pelo meu Estado, o Paraná. Farei leituras com os livros que tenho em casa e posteriormente, irei comprar os que ainda faltam ou então, emprestá-los na biblioteca.
 
Tema: Projeto Lendo Brasil
Estado: Paraná
Título: Canto dos Malditos
Autor do livro: Austregésilo Carrano Bueno
Editora: Rocco
N° de páginas: 182
 
Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Fiquei curiosa para saber o que significava o título.
 
O livro é sobre...
A história do autor que ficou por vários anos internado em hospitais psiquiátricos.
 
Eu escolhi este livro porque...
Queria muito ler. E também porque comecei participar do Projeto Lendo Brasil.
 
A leitura foi...
Revoltante, com tanto descaso vivido por essas pessoas que já passaram por tratamentos desumanizados.
 
O personagem que gostaria de conhecer é...
O próprio autor do livro.
 
O trecho que merece destaque.
"Aquele canto era qualquer coisa diabólica. Como se o demônio tivesse o comando de suas mentes, nelas derramando sua ira e divertindo-se em atormentá-los. Aquilo era satânico: pessoas urinadas, defecadas, revirando os olhos, cabeças, querendo entrar dentro do concreto. Todo aquele tormento só podia ser comparado ao inferno. Se ele realmente existe, sem dúvida eu estava vendo um pedacinho dele, ali naquele canto, o canto dos malditos..." - pág. 55.
 
A nota que dou para o livro
4 - Gostei muito
 
Sobre o autor: Austregésilo Carrano Bueno, nasceu em 1957, em Curitiba. Foi escritor, ator, dramaturgo e diretor de teatro. Viveu e escreveu a história contada no livro "Canto dos Malditos", obra que deu origem ao filme "Bicho de Sete Cabeças" ( 2001), estrelado por Rodrigo Santoro. O autor curitibano tornou-se um militante na Luta Antimanicomial e dedicou-se ao estabelecimento e afirmação da rede nacional de trabalhos substitutivos aos hospitais psiquiátricos. Carrano era representante dos usuários na Comissão de Reforma Psiquiátrica do Ministério da Saúde, eleito no Congresso de Luta Antimanicomial, em Xerém, Río de Janeiro. O escritor faleceu no dia 27 de maio de 2008, 12 dias após completar 51 anos, a maior parte deles dedicada em defesa dos Direitos Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...