10 de abril de 2022

Dia da Biblioteca

 

Dia 9 de abril é comemorado o Dia da Biblioteca, e como forma de homenagear, coloco pra vocês quatro livros que tenho aqui na minha estante que tratam sobre o assunto.


Bibliotecas podem ser muito mais do que simples espaços para guardar livros. Ao longo dos séculos, os projetos dos grandiosos prédios de bibliotecas celebraram o ato da leitura e a importância do saber. Tornaram-se emblemas de cultura, seja para um indivíduo, uma instituição, ou mesmo toda uma nação. Este livro conta, pela primeira vez, a história do desenvolvimento das bibliotecas, desde as primeiras, na antiga Mesopotâmia, passando por aquelas perdidas das civilizações clássicas, as monásticas da Idade Média, até as exuberantes bibliotecas do rococó, além das monumentais bibliotecas do mundo moderno. Mostra que o desenvolvimento das bibliotecas ilustra a relação mutável da humanidade com o mundo escrito e que, em todo o planeta, estas nunca foram apenas depósitos empoeirados de documentos, mas símbolos ativos de cultura e civilização.


Esta deliciosa obra conta a história das bibliotecas antigas desde suas origens, quando "livros" eram tábuas de cerâmica, e a escritas, um fenômeno novo. O renomado estudioso clássico Lionel Casson nos conduz em uma animada viagem, partindo das bibliotecas reais do Antigo Oriente, passando pelas bibliotecas públicas e privadas da Grécia e de Roma, até as primeiras bibliotecas monásticas cristãs. Casson traça o desenvolvimento das construções, os sistemas, acervos e patronos das bibliotecas, considerando questões de uma ampla variedade de tópicos, como: quem contribuiu para o desenvolvimento das bibliotecas públicas, especialmente a grande Biblioteca de Alexandria? O que as bibliotecas antigas incluíam em seu acervo? Como bibliotecas antigas adquiriam livros? Qual era a natureza das publicações no mundo greco-romano? Como o cristianismo transformou a natureza dos acervos bibliotecários? Assim como uma biblioteca recompensa quem a explora com tesouros inesperados, este interessante livro oferece a seus leitores a história surpreendente da ascensão e do desenvolvimento de bibliotecas antigas - uma história fascinante que nunca foi contada antes.

Ptolomeu Fidelfo quer reunir todos os livros do mundo; o califa Omar pretende queimá-los todos, salvo o Corão. Entre esses dois sonhos, nasceu e foi destruída a monumental biblioteca de Alexandria, cidade que por mais de mil anos serviu de capital cultural do Ocidente. Para narrar a história dessa imensa coleção de livros, Luciano Canfora retoma uma antiga técnica dos bibliotecários de Ptolomeu: a montageme a reescritura das fontes, fundidas numa prosa aparentemente romanceada, mas na realidade baseada, quase frase por frase, em textos antigos. A história da maior biblioteca do mundo se confunde assim com a história dos livros que acumulou e dos livros que a descreveram - como uma última crônica de um erudito bibliotecário de Alexandria.


A Biblioteca de Alexandria foi o mais importante epicentro do saber que o mundo antigo conheceu. Derek Adie Flower apresenta aqui as histórias desta que foi a mãe das bibliotecas, por onde passaram os mais célebres pensadores da Antiguidade. Pequenas narrativas traçam a trajetória de homens e mulheres que contribuíram para o engrandecimento da ciência e da cultura ocidentais, ao participarem da construção daquele riquíssimo acervo. São personagens como Ptolomeu I Sóter, Cleópatra, Cláudio Ptolomeu, Arquimedes e Hipácia que, no papel de idealizadores, patrocinadores ou pesquisadores, fizeram da Biblioteca de Alexandria um núcleo propagador da sabedoria antiga. O autor narra, ainda, episódios importantes da história de Alexandria, como a fundação da cidade por Alexandre Magno, a construção do Farol de Faro, o grande incêndio causado por Júlio César e a ocupação de Alexandria pelos árabes, responsáveis pela destruição dos últimos vestígios do magnífico monumento. Hoje, como relata o autor, o monumental projeto de uma nova biblioteca para Alexandria - a Biblioteca Alexandrina - tenta resgatar a tradição da grande Biblioteca, o maior símbolo do conhecimento de nossa civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...