Tema: Um livro que virou filme ou série
Título: Anne de Green Gables
Autora do livro: Lucy Maud Montgomery
Editora: Ciranda Cultural
Nº de páginas: 336
Ano de publicação no Brasil: 2019
Personagens: Anne Shirley, Marilla e Matthew Cuthbert (casal de irmãos que adotaram Anne), Rachel Lynde, Diana, Gilbert Blythe, etc.
- Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
A menina ruiva descrita no livro, envolta à casa da fazenda em que passaria a morar a partir daquele momento.
- O livro é sobre...
Uma menina de 11 amos, órfã, que tinha passado parte de sua infância em casa de outras famílias e alguns meses no orfanato até ser adotada por um casal de irmãos.
- Eu escolhi esse livro porque...
Faz parte do desafio que estou participando e quero ler a coleção completa.
- A leitura foi...
Muito agradável, cheia de diálogos, citações e ensinamentos. Amei esse livro.
- O trecho do livro que merece destaque:
"- Você é somente Anne de Green Gables - disse ela com seriedade -, e eu vejo exatamente com você é agora, sempre que tento imaginar lady Cordelia. Mas é um milhão de vezes melhor ser Anne de Green Gables do que Anne de nenhum lugar especial, não é"? - pág. 72.
"Anne era vítima de um avassalador ataque de medo de palco. Por mais que já tivesse recitado em público várias vezes, ela nunca enfrentara uma plateia como aquela, e a visão daquilo deixou suas energias completamente paralisadas. Tudo era estranho demais, brilhante demais, desconcertante demais: as fileiras de senhoras de vestidos de noite, os rostos críticos, toda a atmosfera de riqueza e cultura em volta dela. Aquilo era muito diferente dos bancos simples do Clube de Oratória, repletos dos rostos solidários e familiares de amigos e vizinhos. Aquelas pessoa, pensou ela, seriam críticos impiedosos. Talvez, assim como a menina da renda branca, eles esperassem entreter-se com os esforços 'rústicos' dela. Ela sentiu-se impotente e desamparadamente envergonhada e infeliz. Suas pernas bambearam, seu coração palpitou, uma baixa de pressão terrível tomou conta dela; ela não conseguiria falar uma palavra, e no instante seguinte teria corrido para fora do tablado, apesar da humilhação que ela pressentia que sentiria para sempre caso o fizesse". pág. 295.
- A nota que dou para o livro:
5 - Amei
- Sobre a autora: Lucy Maud Montgomery nasceu em 30 de novembro de 1874 em Clifton, Canadá, lugar que serviu de cenário para sua primeira obra, Anne de Green Gables. Sua mãe faleceu quando a autora era ainda um bebê, e seu pai a entregou aos cuidados dos avós maternos; porém, quando Lucy completou 7 anos, ele retornou para buscá-la. Ela cresceu sozinha, e isso fez com que tivesse bastante tempo para imaginar e criar diversas histórias. Em 1890, publicou seu primeiro texto em Charlottetown. Faleceu em 24 de abril de 1942, em Toronto, Canadá. (Informações retiradas da contracapa do livro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário