25 de maio de 2015

1808 - Laurentino Gomes

Olá meus amigos e amigas, tudo bem com vocês? Como de costume, e porque hoje é segunda, vamos a mais uma resenha. Um dos desafios desse ano que me propus a participar é o I Dare You, que estou gostando muito. O tema desse mês é Romance Histórico e já resenhei um livro aqui para esse tema - O Morro dos Ventos Uivantes (http://pontocruzpontocommisseseliteratura.blogspot.com.br/2015/05/o-morro-dos-ventos-uivantes-emily-bronte.html). Hoje a resenha é do livro do paranaense Laurentino Gomes, 1808, que foi vencedor do prêmio Jabuti em duas categorias no ano de 2008: melhor livro-reportagem e de livro do ano de não ficção.
A história conta a vinda da família real portuguesa que permaneceu no Brasil por trezes anos e trata de alguns personagens que nós não encontramos em nenhum livro de História. Gostei muito e super recomendado.

Título: 1808
Autor do livro: Laurentino Gomes
Editora: Planeta
Nº de páginas: 366

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...
Nada em especial

O livro é sobre...
A vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.

 Eu escolhi esse livro porque...
Estou participando do Desafio Literário I Dare You.

A leitura foi...
Muito interessante, uma aula de História.

 O trecho do livro que merece destaque:
“Para os passageiros e tripulantes da esquadra de D. João foi um alento. Depois de quase dois meses no oceano, submetidos a uma dieta de carne salgada, biscoito seco, vinho avinagrado e água insalubre, finalmente puderam provar refrescos e alimentos saudáveis. Eram espécies tropicais, de aspecto, consistência e sabor como jamais experimentado em Portugal. E foi assim, na forma dos frutos de sua pródiga e exuberante natureza, que o Brasil se apresentou a D. João e sua corte refugiada dos tormentos da guerra na Europa.” (pág. 101)

“Carlota, as filhas princesas e outras damas da corte tinham desembarcado com as cabeças raspadas ou cabelos curtos, protegidas por turbantes, devido à infestação de piolhos que havia assolado os navios durante a viagem. Tobias Monteiro conta que, ao ver as princesas assim cobertas, as mulheres do Rio de Janeiro tiveram uma reação surpreendente. Acharam que aquela seria a última moda na Europa. Dentro de pouco tempo, quase todas elas passaram a cortar os cabelos e a usar turbantes para imitar as nobres portuguesas.” (pág. 132)

A nota que eu dou para o livro:
3 – Gostei muito

Sobre o autor:
Laurentino Gomes, paranaense de Maringá, é membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná, fez pós-graduação em Administração pela Universidade de São Paulo e cursos de especialização na Inglaterra e nos Estados Unidos. Em 32 anos de profissão, trabalhou como repórter e editor para alguns dos principais veículos de comunicação do Brasil, incluindo o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Veja. Com o livro 1808, ganhou o prêmio Jabuti, considerado o mais tradicional prêmio de literatura do Brasil, em duas categorias: de melhor livro-reportagem e do Livro do Ano de não ficção. A obra recebeu também o prêmio de Melhor Ensaio, Crítica ou História Literária de 2008 da Academia Brasileira de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...