18 de janeiro de 2016

Clarice Lispector - Biografia

Clarice Lispector nasceu em Tchetcheinik, na Ucrânia, em 10 de dezembro de 1920, tendo recebido o nome de Haia Lispector, terceira filha de Pinkouse e de Mania Lispector. Seu nascimento ocorre durante a viagem de emigração da família em direção à América. Por iniciativa do pai, à exceção de Tania (irmã) todos mudam de nome: o pai passa a se chamar Pedro; Mania, Marieta; Leia (irmã) Elisa e Haia em Clarice. A família passou um breve período em Maceió, até mudar-se para Recife, onde Clarice cresceu e onde, aos oito anos, perderia a mãe. Aos quatorze anos transfere-se com o pai e as irmãs para o Rio de Janeiro, onde a família estabilizou-se, e onde o seu pai viria a falecer, em 1940.
Estudou Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, conhecida como Universidade do Brasil, apesar de, na época, ter demonstrado mais interesse pelo meio literário, no qual ingressou precocemente como tradutora, logo se consagrando como escritora, jornalista, contista e ensaísta, tornando-se uma das figuras mais influentes da literatura brasileira e sendo considerada uma das principais influências da nova geração de escritores brasileiros. É incluída pela crítica especializada entre os principais autores brasileiros do século XX.
Faleceu um dia antes de completar 57 anos, em decorrência de um câncer de ovário. Suas principais obras são: Perto do coração selvagem, Laços de família, A paixão segundo G. H., A Hora da estrela e Um sopro de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...