13 de março de 2017

Jane Austen - Biografia

Jane Austen nasceu no dia 16 de dezembro de 1775, em Steventon, Hampshire, Inglaterra e faleceu em 18 de julho de 1817, em Winchester, Inglaterra. O pouco que se sabe da vida de Jane Austen teve um efeito desproporcional na forma com que lemos seus romances, protagonizados por heroínas espirituosas, atraentes e geralmente empobrecidas, premiadas com casamentos felizes e bem sucedidos, apesar de todas as dificuldades. Integrante da numerosa família de um sacerdote, criada à margem da aristocracia rural de Haampshire, a própria Jane nunca se casou e morreu relativamente jovem. Indiscutivelmente, o filme Amor e inocência é apenas uma das mais recentes manifestações do desejo de incluir Austen em seus romances, mas também é um testemunho de permanência de sua obra. Ao dar conselhos para um jovem escritor, Austen sugeriu que "três ou quatro famílias de uma aldeia rural são o ideal para se trabalhar". Essa fórmula está no coração de todos os seus romances, que cuidadosamente examinavam a política social de um pequeno círculo, e particularmente o que cabia às mulheres em uma era em que os costumes de herança patriarcal faziam com que um bom casamento fosse uma forma de sobrevivência. Estruturados, talvez, inevitavelmente, pelas convenções do enredo que acompanha a corte entre os dois personagens, os romances de Jane Austen, apesar de tudo, revelam um dom extraordinário para a sátira e para os comentários sociais penetrantes. Enfatizando  a moral e o comportamento, também demonstram uma tendência irresistível para o cômico e a irreverência. Jane Austen descreveu sua técnica de forma depreciativa para o sobrinho como "um pouquinho de marfim (duas polegadas de largura) que trabalho com um pincel tão fino que produz pouco efeito depois de muito trabalho". Essa atenção meticulosa para o cotidiano, um de seus pontos fortes, também fez com que seus romances tivessem um alcance limitado, um descompasso com as tendências culturais de seu tempo e, aliás, de todo o século XIX. O que Margaret Oliphant definiu como "um belo veio de cinismo feminino" não era o que Twain tinha em mente quando comentou: "Sempre que leio Orgulho e preconceito quero tirá-la da cova e bater seu crânio com a própria mandíbula". No século XX, porém, Jane Austen conquistou a importância cultural que hoje desfruta e se transformou em um ícone da Inglaterra.

Obras:
- Razão e sensibilidade, 1811;
- Orgulho e preconceito, 1813;
- Mansfield Park, 1814;
- Ema, 1815
- Persuasão, 1818 (publicação póstuma);
- A Abadia de Northanger, 1818 (publicação póstuma).

Filme Amor e Inocência (2008), com Anne Hathaway no papel principal como Jane Austen


Fonte: 501 Grandes Escritores, pág. 126/127.
      

2 comentários:

  1. Eu gosto muito das estórias criadas pela autora, sendo a minha preferida Razão e Sensibilidade. Tive a oportunidade de visitar uma das suas residências na Inglaterra e fiquei ainda mais interessado pela sua obra e história.

    ResponderExcluir
  2. Uau, Nelson, ter a oportunidade de visitar a residência de um escritor e ficar conhecendo onde ele criava suas estórias, deve ser o máximo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...