10 de novembro de 2012

Rachel de Queiroz em Crônica sobre a Miss Guanabara 1964 Vera Lúcia Couto dos Santos

Olá meus queridos amigos e amigas, desejo ótimo sábado a todos. Nas minhas andanças pela net achei uma crônica da Revista O Cruzeiro datada de 17 de Outubro de 1964, quando Vera Lúcia Couto dos Santos ficou com o vice-campeonato no Miss Beleza Internacional. A escritora e cronista Rachel de Queiroz descreve assim a nossa Mulata Bossa-Nova:

"Vejam o tremendo impacto publicitário que representou a eleição da linda Miss Guanabara. Numa eleição onde as brancas concorriam em maioria, fizemos Miss Brasil, Vera Lúcia Couto, mulata daquela estirpe, com grande propriedade, se chama imperial. Mulata imperial, palmeira imperial, modinha imperial - qualquer coisa que é ao mesmo tempo belo, tradicional, emocionante e majestoso. E o êxito de Vera Lúcia lá fora, a simpatia geral com que a receberam, representa não só o sucesso pessoal da beleza da moça, como também o que ela significa para uma humanidade exausta de ódios, de preconceitos mesquinhos a alegria da boa mistura, a liberdade de cada um nascer da cor que queira e, sobretudo, a novidade daquela presença de beleza fora de padrões e tabus. Fazendo de Vera Lúcia a nossa miss nacional, na verdade promovemos a legitimação da mulata perante o Mundo."

4 comentários:

  1. Olá minha amiga! Sempre com elegantes palavras no meu blog! Muito obrigada. Quanto Vera Lúcia Couto sou fã!

    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Oi Vera Lúcia tudo bem?
    Você poderia me enviar o endereço(link) dessa reportagem, pois ela será útil em um trabalho acadêmico que estou fazendo.
    Meu e-mail é: nelson.ramosjunior@yahoo.com ou me mande no Belezas Paulistas.
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Vera, bom dia! Um comentário perfeito o seu sobre a figura de Vera Couto, a minha Miss Brasil em 1964, com todo o respeito que merece, elegante, bela e bela realmente, expressão perfeita da cor brasileira, digna da Coroa porque seria um sinal dos tempos. Infelizmente isso não ocorreu, mas ela deixou suas marcas a todas as passarelas por onde passou com seus pivôs, mostrando a gana da mulher brasileira. Num concurso de Miss Brasil que havia disputa, num organização que não temia a variação de estados, onde o Rio de Janeiro era uma Cidade Maravilhosa também por sua beleza e igualmente os outros estados da federação que tem em cada lugar uma bela mulher. Desconheço outra mulher negra de tamanha classe, desenvoltura e beleza, simples, humilde realmente mas de uma postura das divas do Miss Universo.

    ResponderExcluir
  4. Queridos amigos Márcio, Nelson e Anamaria, muito obrigada pela visita de vocês e pelos comentários. Me sinto muito feliz em tê-los aqui compartilhando da postagem dessa que é uma das misses mais emblemáticas da História do Miss Brasil.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...