15 de agosto de 2018

Entrando no Clima - Maria Júlia Coutinho

 Ola meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Hoje vamos tratar da previsão do tempo aqui no blog. Adoro a Maju Coutinho, que apresenta a previsão do tempo no Jornal Nacional. Super simpática e competente no que faz, ela conquistou a todos com seu carisma. A Maju escreveu o livro que estou resenhando agora. Muito bom, com muitas curiosidades, de fácil entendimento e que recomendo a todos.
 Título: Entrando no Clima

Autor do livro: Maria Júlia Coutinho

Editora: Planeta

Nº de páginas:191

Quando vi a capa do livro, o que mais chamou a minha atenção foi...

Achei bem bonita com a Maju ilustrando a capa.

O livro é sobre...
Chuva, chuvica, chuvarada e outras meteorologices.

Eu escolhi esse livro porque...
Um dos livros que escolhi para o Desafio Lendo Mulheres.

A leitura foi...
Muito agradável.

O trecho do livro que merece destaque:
“Um radar especial, com capacidade para cobrir uma área de cem quilômetros, sensores, pluviômetros e novos algoritmos são a base do projeto. O pesquisador Luiz Augusto Machado diz que o SOS Chuva já foi apresentado para a Defesa Civil, que poderá usar os dados para emitir alertas e minimizar os problemas causados pelas tempestades em áreas de risco. Entretanto, a ideia e que a população também utilize essa ferramenta. Para isso, o Inpe desenvolveu um aplicativo que permite a percepção do que ocorre na atmosfera em tempo real e informa sobre a presença de tempestades severas. São soluções que nos ajudarão, por exemplo, a tomar a decisão de sair a pé, de bicicleta ou de carro quando precisamos ir a um local com risco de alagamento. A previsão imediata pode reduzir perdas de vidas  de bens materiais.” – pág. 21.
“No Brasil, o ano de 1781 e um dos marcos da meteorologia , quando se realizou uma série de medições no Rio de Janeiro e em São Paulo feita pelos portugueses Francisco de Oliveira Barbosa e Bento Sanches d`Orta. Com a chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, em 1808, criou-se o primeiro observatório meteorológico”. – pág. 23.

A nota que eu dou para o livro:
  3- Gostei muito
Sobre a autora: Maria Júlia Coutinho nasceu em São Paulo, fez faculdade de Jornalismo na Cásper Líbero e especialização em Política e Relações Internacionais. Iniciou a carreira na TV Cultura e passou a integrar a equipe da TV Globo em 2007. Começou a trabalhar com previsão do tempo em outubro de 2013, tendo assumido a previsão do tempo do Jornal Nacional do SPTV 2ª edição em abril de 2015.

Este livro foi lido para o desafio:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...