14 de novembro de 2012

Guanabara x Estado do Rio

Olá meus queridos amigos e amigas, tudo bem com vocês? Mais um feriado prolongado se aproximando, é o último antes das festas de final de ano, aproveitem bem. Aproveitando a postagem que fiz sobre a mulata Bossa-Nova Vera Lúcia Couto dos Santos, Miss Guanabara 1964, vice-Miss Brasil e 3º lugar no Miss Beleza Internacional, resolvi pesquisar algumas candidatas que participaram do Miss Brasil na época em que o Rio de Janeiro era divido com o Estado da Guanabara. Pesquisei apenas alguns anos, vocês vão ver, mas nota-se que, o Estado da Guanabara tem predomínio sobre o concurso, inclusive elegendo uma Miss Mundo (Lúcia Petterle) e uma Miss Beleza Internacional (Maria da Glória Carvalho). Peço, encarecidamente aos meus amigos missólogos que viveram esse tempo, que me corrijam se eu estiver errada, pois quando comecei a minha "carreira" no mundo miss a fusão entre o Estado do Rio de Janeiro já havia sido feita com o Estado da Guanabara.
Misses relacionadas:

Guanabara
1962 - Vera Lúcia Saba;
1965 - Maria Raquel de Andrade;
1966 - Ana Cristina Ridzi;
1968 - Maria da Glória Carvalho;
1971 - Lúcia Petterle

Estado do Rio
1962 - Célia Maria Spinola Leite;
1965 - Ilce Ione Hasselmann;
1966 - Vera Lúcia Cordeiro;
1968 - Josemary Vasconcelos Corrêa;
1971 - Rosária de Lima

4 comentários:

  1. Olá Vera Lúcia,

    estive ausente do seu blog devido a correria de final de ano. Mas é sempre um prazer acessa-lo. Acabei de visitar a postagem sobre a crônica da imortal Rachel de Queiroz dedicada a Vera Lúcia Couto dos Santos. Também dei uma espiada no seu comentário a respeito do valente Gianechinni e sua vitória sobre o câncer, além de rever as misses dos extintos Estados da Guanabara e do Rio. Foi um passeio que revigorou as energias. Porque a leitura remeteu ao passado de muitas emoções vividas. Um forte abraço daqui do Recife que tem feito um forte calor de tão danado que tá, que só dar vontade de ficar na praia o tempo todo.

    Muciolo Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Que bom tê-lo de volta ao blog, prezado Muciolo Ferreira, já estava sentindo falta dos seus comentários. Apareça sempre que quiser.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Legal Vera você fazer a alusão do extinto Estado da Guanabara com a missologia, porque isto também é cultura geral. "Guanabara" (guaná-pará) em tupi guarani significa "o seio-mar". O Estado da Guanabara foi criado em 1960 e em 1975 houve a fusão com o Estado do Rio, mantendo a denominação de Estado do Rio de Janeiro. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Querido amigo Evandro, muito boa a sua explicação sobre o significado da palavra Guanabara. É um Estado que deixou lembranças por ter tido várias misses como finalistas do Miss Brasil, incluindo algumas Vera...
    É muito bom tê-lo aqui no blog, apareça sempre.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...