13 de outubro de 2014

Sucesso Além das Fronteiras


A publicação brasileira no exterior está em um ritmo crescente, mas ainda são muitas as barreiras. A tradução (que nem sempre consegue ser fiel ao conteúdo do livro), diferenças culturais e também a falta de disponibilidade do autor para campanhas e entrevistas são fatores que dificultam.
Paulo Coelho e Jorge Amado são, nessa ordem, os escritores brasileiros mais traduzidos no exterior. na sequência, figuram na lista do Index Translation, da UNESCO, os escritores Leonardo Boff, José Mauro de Vasconcellos, Clarice Lispector e Machado de Assis.
Mesmo com os percalços que precisam ser enfrentados, a literatura brasileira contemporânea tem conseguido conquistar espaço fora do país. Eduardo Spohr, escritor do livro A Batalha do Apocalipse, e Daniel Galera, autor de Mãos de Cavalo, são exemplos de jovens escritores que tiveram suas obras traduzidas e publicadas no exterior. Nessa restrita lista, encontra-se também o jornalista Edney Silvestre, que teve seu primeiro romance, Seu Eu Fechar os Olhos Agora, publicado em Portugal, Itália, Sévia, Holanda, França e Alemanha.
Mais experiente no mercado internacional, o escritor amazonense Milton Hatoum já teve suas obras traduzidas em 12 línguas e publicadas em 14 países. Foram 30 mil livros vendidos no exterior e mais 240 mil no Brasil. O livro Dois Irmãos é o seu romance mais traduzido. "Já foi publicado em inglês, francês, alemão, árabe, grego, italiano, holandês, espanhol e sérvio", conta Hatoum.
O Brasil tem despertado grande curiosidade no exterior. Moema Salgado, responsável na Fundação Biblioteca Nacional pelas ações par a promoção do livro brasileiro no exterior conta que no ano passado foram aprovados 37 projetos de tradução pela FBN. "Este ano, apenas no primeiro trimestre, a FBN já recebeu mais de cem solicitações de apoio para traduções.
A pesquisa Conexões, promovida pelo Itaú Cultural, realiza um mapeamento constante da literatura brasileira no exterior com profissionais que atuam em 30 países. "A pesquisa identificou que os autores mais citados pelos mapeados foram Machado de Assis, Clarice Lispector, Jorge Amado, Guimarães Rosa, Graciliano Ramos e Milton Hatoum", aponta Claudiney Ferreira, idealizador e organizador do Conexões.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...